Em 1998, a Associação para a Cooperação Entre os Povos desenvolveu um projecto inovador para a época, centrado na pesquisa, no conhecimento mútuo e na advocacia sobre o papel das ONGs no Desenvolvimento e na Cooperação. Incluiu a realização do primeiro Encontro de ONGs dos PALOP e Brasil em Portugal e que permitiu pela primeira vez contactos alargados com ONGs e instituições portuguesas.
Mais de 20 anos depois, verificando-se mudanças acentuadas ao nível mundial e na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, reunimo-nos para uma reflexão e debate sobre o contexto da intervenção das ONGs como expressões de cidadania e actores do desenvolvimento, os desafios ao nível identitário, conhecer as percepções mútuas que determinam a qualidade das relações com outros actores sociais relevantes, tanto em Portugal como nos países africanos com quem nos relacionamos.
Do encontro, resultou uma declaração que resume as discussões, inquietações e ideias que daí emanaram.
O documento servirá de roteiro para o trabalho de influência política que as diferentes organizações levarão a cabo nos diferentes contextos, para reivindicar por um maior e melhor espaço cívico.